26-09-2010 01:13

MODELOS EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS

 

ØORALISMO  

ØEssa concepção de educação enquadra-se no modelo clínico

 

Øa importância da integração dos sujeitos surdos na comunidade de ouvintes e que para isto possa ocorrer-se o sujeito surdo deve oralizar bem

 

Øreabilitação de fala em direção à “normalidade” exigida pela sociedade

 

Øinúmeros métodos oralistas, geralmente estrangeiros

 

Øórgãos governamentais dessem enormes verbas para a aquisição de equipamentos em que pudessem potencializar os restos auditivos

 

Øprojetos de formação de professores leigos que muitas vezes faziam o papel de fonoaudiólogos

proposta educacional direcionada somente para a reabilitação de fala

ØCOMUNICAÇÃO TOTAL A Comunicação Total foi desenvolvida em meados de 1960, após do fracasso de Oralismo puro em muitos sujeitos surdos, começaram a ponderar em juntar o oralismo com a língua de sinais simultaneamente como uma alternativa de comunicação

ØBILINGUISMO  

ØPEDAGOGIA SURDA  

ØMEDIAÇÃO INTERCULTURAL  

O procedimento da mediação intercultural não rejeita a cultura ouvinte.

A cultura ouvinte está aí como cultura, e a metodologia arma estratégias para a posição de diferença, para a afirmação cultural

—Saindo das modalidades tradicionais de educação de surdos que trabalham com a ‘normalidade’ ou ‘métodos clínicos’ ou que usam outros ‘métodos de regulação’, entramos na modalidade da diferença.
 
—procedimento intercultural que trabalha com as identidades surdas constituídas.

Vemos que hoje em dia ainda existem muitas praticas ouvintistas e escolas usando métodos ultrapassados, não se preocupando em atualizar participando em congressos e cursos, ou ainda iniciam dizendo serem a favor em língua de sinais e aos poucos, sem ninguém perceber vão diminuindo-o, assim como afirma FELIPE (2004)

Aceita-se programas bilíngües transitórias, que iniciando com a Libras, gradualmente substituirá essa língua pela língua portuguesa”.

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