06-10-2010 08:16

SingWriting

"A escrita tem importância crucial como elemento de unificação geográfica e histórica de um povo. Ela confere estabilidade e alcance a uma língua, permitindo que ela continue sendo entendida em toda a extensão territorial em que vive um povo, e aolongo das várias gerações em que ele existe. Sem o registro estável e confiável da escrita, uma língua se perde em variações geográficas e históricas, de modo que a produção cultural não floresce em nobres árvores centenárias, mas se limita a tímidos arbustos ao rés do chão. O Povo Surdo agora tem uma escrita . Ela se chama SingWriting. Trata-se de uma escrita visual direta de sinais que pode se tornar tão importante para a História dos Surdos em todo o mundo quanto o alfabeto tem sido para a história dos ouvintes no mundo ocidental. SingWriting não é uma escrita ideográfica ou semantográfica, ou seja, ele não representa diretamente o significado. Em vez disso, ele se parece mais com uma escrita alfabética, uma vez que, assim como o alfabeto mapeia as propriedades fonológicas (i.e., quirêmicas) da língua primária, nativa, da cultura a que pertence o escritor. Enquanto o alfabeto-registra os fonemas da fala do ouvinte, SingWriting registra quiremas (i.e., as formas de mão) da sinalização do Surdo. O código alfabético mapeia a fala e não o sinal, e sua mecânica resulta na na evocação da fala interna, mas não na da sinalização interna. É um instrumento feito sob medida para desenvolver o pensamento do ouvinte, mas infelizmente não o do Surdo. SingWriting permite registrar diretamente o pensar do Surdo, nas dimensões quirêmicas da sinalização interna com que esse pensar ocorre. É, por isso, um poderoso instrumento de reflexão do Surdo sobre sua própria Língua de Sinais, ou seja, é uma poderosa metalinguagem de sinais permitida por SingWriting, advenha uma formalização linguística crescente da LIBRAS, que deverá resultar em grandes benefícios para o desenvolvimento cognitivo da criança Surda e para o florescimento cultural do povo Surdo. - Texto retirado do Resumo do Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua de Sinais Brasileira, p. 1495( A Escrita visual direta de sinais SingWriting e seu lugar na educação da criança Surda - Fernando C. Capovilla, Keila Q. F. Viggiano, Walkiria D. Raphael, Sylvia L.G. Neves, Aline Maurício, Ricardo Vieira (Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo) e Valerie Sutton (Deaf Action Committee for SingWriting, La Jolla, CA, USA))

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