MODELOS EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS
ØORALISMO
proposta educacional direcionada somente para a reabilitação de fala
ØCOMUNICAÇÃO TOTAL A Comunicação Total foi desenvolvida em meados de 1960, após do fracasso de Oralismo puro em muitos sujeitos surdos, começaram a ponderar em juntar o oralismo com a língua de sinais simultaneamente como uma alternativa de comunicação
ØBILINGUISMO
ØPEDAGOGIA SURDA
ØMEDIAÇÃO INTERCULTURAL
O procedimento da mediação intercultural não rejeita a cultura ouvinte.
A cultura ouvinte está aí como cultura, e a metodologia arma estratégias para a posição de diferença, para a afirmação cultural
Vemos que hoje em dia ainda existem muitas praticas ouvintistas e escolas usando métodos ultrapassados, não se preocupando em atualizar participando em congressos e cursos, ou ainda iniciam dizendo serem a favor em língua de sinais e aos poucos, sem ninguém perceber vão diminuindo-o, assim como afirma FELIPE (2004)
“Aceita-se programas bilíngües transitórias, que iniciando com a Libras, gradualmente substituirá essa língua pela língua portuguesa”.
—————